"Um blog que discorre sobre cristianismo, apologética, cinema e outros assuntos desinteressantes..."



terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sessão Cinema: Encurralado (Steven Spielberg, 1971)

Voltando um pouco aos filmes...

Representante comercial viaja com seu carro pelas estradas desérticas da Califórnia e topa com um caminhão tanque que resolve perseguí-lo sem razão aparente.

Com esse fiapo de história, Spielberg estréia na direção de cinema e faz sua primeira e melhor Obra Prima.

Estudo de suspense, toques de paranóia, tensão de roer as unhas, o clássico duelo homem x máquina... Hitchcock deve ter aplaudido de pé. Talvez o mais assustador neste filme, conforme as palavras do próprio Spielberg seja o lance de nunca mostrar o motorista do caminhão. Desta forma, toda e qualquer humanização ou explicação racional que possa existir para justificar o que está acontecendo cai por terra e sobra apenas o desconhecido, que gera aquele medo primitivo em qualquer ser humano médio.

Contudo, o que também impressiona é a capacidade de Spielberg de criar uma atmosfera tensa e angustiante durante os 90 minutos de projeção e não deixa a peteca cair em momento algum. Há de se considerar também que ser perseguido por um caminhão numa estrada deserta não é algo tão incomum havendo relatos de pessoas que dizem ter sido "pressionadas" durante parte de suas viagens por caminhões que pareciam guiar-se sozinhos, vivos, conscientes e com capacidade de passar por cima de quem estiver no caminho.

Nunca pensei que me seguraria na poltrona novamente depois de ter visto este filme tantas vezes nos últimos 13 anos (a primeira vez foi numa madrugada de sábado na Globo, lá por volta de 1996, quando a Globo ainda passava filmes bons na programação). Mas foi exatamente o que rolou aqui. Todo cinéfilo deveria ter este filme na coleção. E com som DTS ele fica ainda mais assustador.

5/5

Um comentário:

  1. Eu gostei do filme!!!!!
    chega um momento em que fica repetitivo, um tanto chato, mas é um filmão mesmo, daqueles que a gente assiste de novo.

    ResponderExcluir