"Um blog que discorre sobre cristianismo, apologética, cinema e outros assuntos desinteressantes..."



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nos Cinemas: Bravura Indômita




(True Grit, Joel & Ethan Coen, 2010)

Mais um acerto dos Coen e meu oscar fave até agora. Os caras não tentam reinventar a roda, fazendo um western simples, sem arroubos de pretensa genialidade, contudo acabam sendo geniais brincando de forma sutil com as características do gênero. Filmando de forma classuda, os diretores entregam uma obra que cresce com a atenção aos detalhes (em especial, para as questões culturais de cada personagem, maneiras de falar, gírias, etc.).

E, como todo bom faroeste, os personagens não são poupados e sua ambiguidade moral exige um preço. Aliás, é bastante interessante observar a jornada da garota que vive citando referências bíblicas mas esquece-se de Romanos 12:19. E ainda é permeada pela belíssima trilha de Carter Burwell que toda vez que enfoca a protagonista, traz a sua leitura de algum hino do cantor cristão. É dramático, por vezes amoral, subitamente violento e melancólico, especialmente no final na longa sequência de cavalgada. Jeff Brigdes cria um Jack Sparrow do velho oeste, o crápula desgraçado engraçado que mostra, na hora certa, que tem um coração de ouro.

Em suma, uma delícia de filme que se mostra ainda mais belo pela fotografia do Deakins, estupendo como sempre. E se a jovem Hailee Steinfeld continuar do jeito que está, essa guria promete.

5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário