"Um blog que discorre sobre cristianismo, apologética, cinema e outros assuntos desinteressantes..."



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Preciosidades aprendidas na aula de eclesiologia - Parte 4





- É normal (e bíblico) reconhecermos o valor de homens que deram suas vidas para fundar e alicerçar as congregações onde estamos. O problema é que esse reconhecimento acaba se tornando lealdade à preferência destes homens, preferência esta que muitas vezes não tem base bíblica. Tal lealdade não é bíblica.

- É um problema sério pautar a sua liberdade em Cristo sobre a consciência pessoal do outro.

- Ministério não é igreja, deve ser um braço da igreja local.

- Há igrejas que na verdade são ministérios. Não existe igreja só de atletas ou só de pescadores. A igreja local deve conter TODO tipo de pessoas.

- É natural haver opiniões divergentes. Contudo, onde tem versículo não tem discussão. Você pensa diferente do que o versículo está ensinando/orientando/mandando? Ótimo, mude seu pensamento.

- Se você discorda da igreja com relação à mandamentos bíblicos, sua discordância não é com a igreja, é com Cristo.

- Quando a igreja se ocupa do que é realmente importante (alcançar pessoas, discipular, etc), não sobra tempo nem espaço pra ficar discutindo coisas marginais e acessórias.

- Não existe igreja de grupo específico. O nome disto é gueto.

- Quando Jesus voltar, Ele vai querer nos pegar fazendo o quê? Com quais pessoas?

- Não dá para haver unidade sem diversidade. O sustento do organismo chamado igreja depende disto.

- Não se envolver com o outro não é prejuízo só para o outro, é prejuízo para toda a igreja.

- Como é que Deus vai nos tornar semelhantes a Jesus? É através do louvor? É através da ministração da palavra? Não! É através de situações (geralmente problemáticas) nos relacionamentos. Quando você se ver às voltas com problemas com outro irmão, pense nisso como uma possibilidade que Deus usará para fazer ambos crescerem espiritualmente.

- A igreja não mudará a cultura por se posicionar contra ou favor disto ou daquilo, mas por fazer DISCÍPULOS. Isto porém não significa que ela não deve se posicionar.

- Infelizmente a igreja está mais preocupada em fazer coisas que Deus não mandou fazer.

- Só podemos justificar a nossa retirada de uma determinada igreja local (ou denominação), quando a mesma impede a enunciação ou a prática de nossas convicções BÍBLICAS.

- A denominação nunca é mais importante que a Igreja. Esta será sempre maior que aquela.

- Um organismo tem naturalmente uma organização. Com a igreja é a mesma coisa. O problema é que no decorrer do tempo, o homem tentou (e continua tentando) organizar artificialmente o que já é organizado, resultando na desfiguração da igreja, gerando uma caricatura da mesma.

- É impossível que o cristão cresça espiritualmente à parte do relacionamento com outros cristãos. A frase "é possível haver cristãos infiéis dentro da igreja, mas é impossível haver cristãos fiéis fora da igreja" - é bem verdadeira.

- Devemos lembrar sempre que o nosso crescimento e maturidade cristã sempre são produzidos e MEDIDOS pela qualidade de nossos relacionamentos com outros irmãos.

- A Igreja é o meio pelo qual Deus fará convergir em Cristo todas as coisas. Olhando à nossa volta dá pra perceber o quanto estamos falhando nisso, não dá?

- Se a igreja na qual você congrega fechasse as portas hoje, a comunidade à volta dela, sentiria a sua falta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário