"Um blog que discorre sobre cristianismo, apologética, cinema e outros assuntos desinteressantes..."



terça-feira, 19 de abril de 2011

Sessão Cinema: Pânico 3


(Scream 3, Wes Craven, EUA, 2000)

Sensacional retomada depois de uma incursão extremamente pretenciosa e vacilante, Pânico 3 manda Kevin Williamson de volta para Woodsboro e abraça Hollywood pelas mãos do roteirista Ehren Kruger, recém saído do sucesso "O Suspeito da Rua Arlington" (que faria depois o ótimo O Chamado e o péssimo O Chamado 2).

Aqui sim estamos diante de uma sequência, ainda mais mordaz e autodepreciativa do que no filme anterior, zoando com absolutamente tudo - destaque para participações especiais de Jay e Silent Bob, Carrie Fisher, Roger Corman, Casey Siesmasko - mostrando um lado nada glamouroso das produções cinematográficas enquanto faz o expectador acompanhar a produção "Stab 3".

Embora longe da novidade do primeiro filme - e nem teria como duplicar isso - esse terceiro ameaça trilhar o lugar comum quando de repente vem a bomba: estamos diante de uma trilogia. E é neste turning point que Pânico 3 é elevado vários níveis acima de Pânico 2, introduzindo elementos comuns ao terceiro episódio de uma trilogia, nunca negando fatos bem estabelecidos nos filmes anteriores e formando um todo coeso e interessante.

Para manter o "padrão" estabelecido no segundo filme, a revelação do assassino mostra-se bem frouxa, embora seus motivos sejam muito mais doentios a princípio do que toda aquela baboseira do assassino no segundo filme. Por outro lado, o filme encerra uma obra em 3 partes de forma bem amarrada, sem pontas soltas. Sidney, aqui, tem desenvolvidas mais facetas da heroína de tragédia grega, descobrindo mais podres sobre a sua família, mostrando que a força da franquia, sem dúvida alguma, é ela, da mesma forma que Jamie Lee Curtis está para Halloween e Sigourney Weaver está para Alien. Assim é inconcebível Pânico sem Neve Campbell e sendo ela a fechar a última cena do filme, Wes Craven nos revela essa importância.

(revisto em DVDrip)

4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário