"Um blog que discorre sobre cristianismo, apologética, cinema e outros assuntos desinteressantes..."



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

[Correria para o Oscar 2013] AS AVENTURAS DE PI

(Life of Pi, Ang Lee, EUA/India, 2012)


Primeiro concorrente ao Oscar deste ano visto. E que filme! Ang Lee explora boa parte do potencial visual de sua história (e do 3D) e cria uma obra que quase chega ao sublime. Se o filme fosse só a questão técnica, já seria um filmaço, mas o plot do garoto indiano hindu-cristão-muçulmano que sobrevive ao naufrágio que mata a sua família e tem como única companhia um tigre que quer jantá-lo tem aquela pegada humana cativante que faz a diferença.

Apesar da confusão teológica, o filme retrata uma tolerância inaudita e muito bem vinda, com céticos e crentes demonstrando respeitando-se uns aos outros. Dificilmente haverá num cinema um ateu tão respeitável e gente boa como o pai de Pi, o que certamente deve ter desagradado muitos neo-ateus, inclusive alguns críticos que se acham acima do bem e do mal e que vem na religião o mal humano que precisa ser esmagado como um inseto com a máxima urgência.

Não é o melhor filme da história – e tampouco penso que quer sê-lo, mas o desbunde visual que transborda da tela compensa o caríssimo ingresso da sessão 3D. E mostra mais uma vez que um diretor autoral manuseando a tecnologia 3D só pode ter como resultado uma experiência única.

4/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário